Ivone Rigobello desenvolve estampas exclusivas para a Indústria Têxtil, tendo participado em 2013 do 3º Salão de Design de Superfície do MASM – Museu de Arte de Santa Maria – RS, com dois projetos finalistas na Categoria Têxtil: “Café’” e “Grafismo Indígena”. Possui em seu portfólio projetos especiais como textura em madeira e outros materiais.

Apresentamos abaixo cases de seus trabalhos.

PROJETOS ESPECIAIS

Muito grata por ter participado deste projeto a convite de Renato Imbroisi. Acompanhe a matéria na revista Casa e Jardim no link

Trabalho realizado na Aldeia Enodi - Mato Grosso do Sul - com Indígenas Ofaiés e Guaranis
A Casa e Jardim traz uma reportagem sobre o belo trabalho de estamparia feito pelas artesãs da aldeia indígena Ofayé Anodi, no Mato Grosso do Sul. O trabalho resulta em tecidos originais e únicos, com desenhos de animais, folhas e grafismos. Além das estampas, os tecidos – que fazem parte da coleção da dpot objeto –, trazem delicados bordados feitos à mão pelas artesãs. Coordenado pelo designer e tecelão Renato Imbroisi, o projeto é uma importante fonte de renda para a comunidade e uma forma de divulgar e preservar as tradições dos ofayés. Confira a reportagem completa, com fotos de Iberê Perissé. 

  

  

  

      

PROJETOS ESPECIAIS

Memorial descritivo

Público-alvo: Turistas que percorrem o “Circuito Café com Leite”, no leste paulista e sul de Minas, região que possue fazendas centenárias do período áureo do café no Brasil.

Referencial: Asfazendas centenárias da região do leste paulista e sul de Minas foram palco de grande desenvolvimento econômico e cultural . Mesmo hoje em dia, algumas destas fazendas continuam produzindo cafe’ de grande qualidade, exportado em sua maioria.

O leite também continua sendo um importante produto da região. Hoje, essas fazendas se voltam para o turismo rural cultural, denominando-se “Circuito Café com Leite”.

O foco para criação deste projeto foi a forma do grão, a cor da bebida (café com leite) e morfologia da planta - Coffea arábica L.

A região turística está se consolidando e levando à cidade de Mococa e região, uma identidade cultural.

Tema: O Café

Conceito: A coleção de ecobags “Café” foi desenvolvida em lona de caminhão reutilizada, respeitando o conceito de reaproveitamento ecológico e de sustentabilidade. O fato desta lona ja’ ter uma historia , imprime identidade e originalidade ao produto, que associado ao tema do café’, possue forte apelo comercial.

Coleção Céus Imaginários

Em 2014, Ivone Rigobello foi procurada por Gil Sibin, fotografo e proprietário do GLOC – Espaço Global de Cultura – Aguas da Prata/Poços de Caldas – para desenvolver uma coleção de produtos estampados a mao, para vender exclusivamente em sua loja.

A proposta foi que a designer desenvolvesse a coleção inspirada em fotos do próprio Gil , da exposição “Céus Imaginários” – trata-se de fotos dos tetos de aeroportos que  foram registrados em suas viagens.

O desafio foi aceito e foi produzida manualmente uma serie limitada de jogos americanos, sacolas e puffs.

Cursos de estamparia manual

Ivone Rigobello atua em parceria com Instituições como a SUTACO - Superintendencia do Trabalho Artesanal nas Comunidades - SP , no sentido de capacitar grupos de artesãos que estejam desenvolvendo um trabalho autoral e que precisem se aprimorar para atender a um mercado consumidor cada vez mais exigente. 





Formas de Pagamento

Contato

(19) 98191-5685
contato@ivonerigobello.com.br


Rua Ibsen Belmudes de Toledo, 69
Mococa - SP
CEP 13736-740